top of page
  • Foto do escritorUniverso Uia

Nelson Mandela

Atualizado: 27 de nov. de 2020


Nelson Mandela (1918-2013) nasceu em Mvezo, África do Sul e foi batizado com nome o Rolihiahia Dalibhunga Mandela. Foi na escola primária que recebeu de sua professora o nome Nelson.


Durante a faculdade de Direito, por se envolver em protestos junto com o grupo estudantil contra a falta de democracia racial na instituição, foi expulso do curso e continuou os estudos por correspondência em outra universidade.


Em 1944, com o objetivo de colocar fim ao apartheid, fundou a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, que se tornou o principal instrumento de representação política dos negros.


Vinte anos depois, Mandela e diversos outros líderes do movimento são perseguidos e ele acaba sendo condenado a prisão perpétua.


Chega a década de 80, a condenação ao apartheid se intensifica e o regime cai por terra. Já com 72 anos, Mandela é liberto pelo presidente e juntos assinam uma nova constituição pondo fim a centenas de anos de dominação branca.


Por esse feito, também recebem um prêmio Nobel da Paz. A opressão finalmente acaba quando Mandela se torna presidente da África do Sul e continua seu legado dando liberdade e oportunidades aos negros.


bottom of page