• Universo Uia

Alicia Alonso


Bailarina e coreógrafa, Alicia Alonso foi a maior figura do balé na América Latina. Ela foi a primeira cubana a dançar com os clássicos balés Russos Bolshoi e Kirov. 🩰🤩


Nascida em Havana, em 1920, batizada como Ernestina de la Caridad, começou a frequentar as aulas de balé aos 9 anos. Aos 17 anos se casa com o também bailarino Fernando Alonso e passa a ser conhecida como Alicia Alonso.


Em 1940 o casal se muda para Nova Iorque e passam a fazer parte do American Ballet Theatre. Foi nessa mesma época que Alicia começou a ter problemas na visão, passou por diversas cirurgias, mas ainda jovem perdeu quase toda a vista. Foi com o American Ballet Theatre que a bailarina ficou reconhecida mundialmente depois de estrelar a peça “Giselle” onde interpretava uma camponesa.


Sua carreira durou mais de 50 anos, ficou reconhecida mundialmente e nestes anos recebeu centenas de prêmios nacionais e internacionais. Ela dizia que dançava seguindo as sombras e as luzes do palco. Dançou até os 74 anos quando já estava completamente cega. Que mulher!


É uma honra para nós ter uma mulher tão inspiradora como ela em nosso Duelo. 💜