Mary Edmonia Lewis foi a primeira mulher afro-americana a ser reconhecida como escultora no mundo das artes. Em um reduto dominado por homens brancos, ela teve um super destaque como artista plástica.
⠀
Voltando um pouco para a sua infância, Edmonia nasceu em Greenbush, Nova York, em 1844. Quando criança sofreu muito por ter ficado órfã aos 10 anos, e teve pouca instrução dos familiares que cuidaram dela.
⠀
Após o colégio, Edmonia fez amizade com o líder abolicionista William Lloyd Garrison e com o escultor Edward A. Brackett, que ensinou escultura para ela. No início de 1860, seu trabalho começou a se tornar relevante e causou um enorme impacto no mundo da arte com esculturas refinadíssimas.
Pouco depois, se mudou para Itália onde continuou a perpetuar suas heranças culturais. Não há dados exatos sobre a data ou local de sua morte, mas sabemos que foi só após esse ocorrido que seu trabalho ficou devidamente reconhecido. ⠀
Algumas de suas peças ganharam lugar de privilégio e permanência no Museu de Arte Americana e no Metropolitan Museum of Art.
Sabia que Edmonia também participa do nosso Duelo? Que honra a nossa.
Comments