top of page
  • Foto do escritorUniverso Uia

Cora Coralina

Atualizado: 19 de mar. de 2021


Você já ouviu falar na Ana Lins dos Guimarães Peixoto? Mas aposto que na Cora Coralina já, né? Sabia que essa poeta brasileira publicou seu primeiro livro aos 75 anos? 😱 Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais.


Mesmo tendo estudado somente até o segundo ano do Ensino Fundamental, ela deixou um legado de relevância na literatura do país. Suas obras são marcadas por protagonismo de temas e personagens marginalizados como: o menor abandonado, a lavadeira, a mulher da vida e o cotidiano da vida rural. Goiana, Ana Lins criou o pseudônimo Cora Coralina aos 15 anos. Apesar de ter parado de estudar cedo, Cora sempre teve interesse pela literatura, ainda na adolescência escrevia poesias e contos.

Mas foi apenas em 1979 (14 anos depois de sua primeira publicação) que Cora ganhou projeção nacional. Isto ocorre depois de Carlos Drummond de Andrade publicar uma carta no Jornal do Brasil elogiando seu primeiro livro. Além disso, no ano seguinte o mesmo jornal publicou a crônica “Cora Coralina de Goiás”. As duas divulgações no jornal fizeram com que Cora se consolidasse como grande nome da literatura brasileira.


Além de poeta e contista, Cora também era uma confeiteira de mão cheia, vendia doces para sustentar sua família. Que honra a nossa ter uma mulher tão inspiradora em nosso Duelo! 💜

bottom of page