top of page
  • Foto do escritorUniverso Uia

Filme: The Mask You Live In

Atualizado: 19 de mar. de 2021


O documentário “The Mask You Live In” traz a reflexão de como o machismo está enraizado em nossa sociedade e que, além das mulheres, os homens são vítimas também.


Desde pequenos os meninos são encorajados a expressar suas emoções através da força física e a desvalorizar o que é feminino. Os que não concordam são considerados “menininha”, não é mesmo?


Ainda na infância, os garotos aprendem a hierarquia de dominação: no topo estão os mais durões, que resolvem tudo com força física, e na base estão os fracos, que normalmente demonstram suas emoções. O sexismo e a imagem de que ser gay é uma fraqueza por exemplo, são reflexos desse tipo de educação.


No documentário rolam entrevistas com educadores, psicólogos e sociólogos que mostram como isto afeta nossas crianças e qual o caminho para a transformação. Além disso, há muitos relatos de meninos e homens que contam qual foi o contexto em que estavam quando pediram para que fossem “homens” e como isso interfere na vida deles até hoje.


Sinopse: Documentário sobre a pressão da sociedade sobre aquilo que pode ou não ser considerado "masculino" e como isso pode afetar os nossos jovens. Em comparação com as meninas, pesquisas mostram que os homens dos EUA têm maior probabilidade de ser diagnosticado com um distúrbio de comportamento. Com depoimentos de especialistas, a pergunta que fica é "O que podemos fazer para mudar esses padrões?".


O documentário está disponível no Youtube. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=nNX6-a9ai4k&t=1800s

bottom of page