top of page
  • Foto do escritorUniverso Uia

Termos racistas para repensarmos o uso. 

Atualizado: 19 de mar. de 2021

Para fechar essa série de Termos Racistas trouxemos mais alguns que ainda são comumente utilizados para refletirmos e repensarmos o seu uso.


1. Nhaca:


A palavra "nhaca" ou "inhaca" é usada para falar sobre um odor corporal ruim, não é mesmo?


O que a gente não sabia é que o termo vem do nome de uma ilha de Moçambique. Bora revermos seu uso?



2. Lista Negra:


O termo descreve pessoas que são excluídas de alguns grupos por certa razão negativa, também é utilizado quando alguma pessoa está sendo perseguida.


Infelizmente esta é mais uma expressão que usa a palavra “negra” de forma negativa.

Repense o uso do termo e substitua-o por: lista proibida / restrita.



3. Tem o pé na cozinha:


Essa é uma expressão que carrega um cunho extremamente racista.


"A frase é muito usada para se referir a uma pessoa que não é exatamente branca nem negra. No século 18, as casas de famílias brancas tinham escravas trabalhando como cozinheiras e assistentes. Como elas eram, muitas vezes, assediadas e estupradas por seus senhores, era comum que tivessem filhos de peles mais clara. Por isso o "pezinho na cozinha...”




4. Nega Maluca:


Dizem que esse termo tem origem em uma lenda de uma mulher escravizada que estava fazendo um bolo e por acidente deixou cair cacau em pó na receita. Ao invés de jogar fora a massa, ela continuou o preparo e criou o bolo de chocolate. O termo corrobora com estereótipos racistas.


Você pode substituir por bolo de chocolate.



5. Negrinho / Branquinho:


O primeiro termo refere-se ao típico doce de chocolate que é marrom. A palavra branquinho também se refere a um doce, mas neste caso com leite condensado, que é branco.


Você pode substituir por: brigadeiro / beijinho

Depois de descobrirmos palavras e expressões extremamente racistas, bora parar para refletir e repensar o seu uso? Quem vem com a gente nessa?

bottom of page