• Universo Uia

Termos racistas para pararmos de usar imediatamente!

Muitas expressões racistas o longo da história infelizmente foram naturalizadas, e até hoje fazem parte do nosso vocabulário. Por isso, leia essa matéria e tome conhecimento dessas expressões e pare de usá-las imediatamente.


1- “A coisa tá preta"



Esse termo racista associa o "preto" com uma situação desagradável, duvidoso, e até mesmo arriscado.​ Você pode substituir a palavra "preta" muito facilmente por difícil ou ruim.


2- "Mercado negro"


A fala racista mais uma vez usa o "negro" para referir-se a algo que não cabe na sociedade, que é estranho, que dá medo.​ Mude já esse discurso pejorativo e use as palavras ilegal ou paralelo.


3- "Criado-Mudo"


O termo usado para dar nome ao móvel que fica ao lado da cama surgiu de uma das diversas tarefas que eram atribuídas aos escravizados: ficar sentado no chão segurando objetos e sendo proibidos de falar para não incomodar o sono de seus senhores.​ Você pode substituir por mesinha de cabeceira.


4- "Serviço de preto"


Essa fala desqualifica completamente o serviço da pessoa negra. Para substituir essa expressão use as frases, serviço realizado de forma errada ou mal feito.


5- “Denegrir”


A definição de denegrir pelo dicionário Michaelis é fazer ficar escuro, ou manchar a reputação. Por isso o termo é ofensivo, pois atribui o significado negativo a algo que seja negro. Substitua agora mesmo por sinônimos como difamar ou caluniar.

© 2020 por Universo Uia

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco