icone-menu.png
  • Universo Uia

Termos racistas para revermos o uso

Atualizado: Jan 28

Sabemos que muitos termos racistas o longo da história infelizmente foram naturalizados e até hoje fazem parte do nosso vocabulário. Bora rever o seu uso?



1. Fazer nas coxas

Dita hoje para descrever algo mal feito, acredita-se que a expressão veio de uma técnica usada antigamente pelos escravizados para fazer telhas de forma mais rápida.


O processo de fabricação era rudimentar e como seguiam os formatos dos corpos, as peças dificilmente se encaixavam, resultando em um produto de baixa qualidade.


Por mais que não haja comprovação da origem da expressão, podemos evitar propagar qualquer tipo de preconceito substituindo a frase por: mal feito.⠀







2. Samba do crioulo doido


Originalmente é o título de uma música do compositor Sérgio Porto que usava o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta. A canção criticava o ensino das escolas que retratavam o samba apenas como tema de fatos históricos.


A expressão reafirma um estereótipo e discrimina os negros. Ao invés disso diga: confusão ou bagunça.






3. Cor do pecado


O termo normalmente é usado como elogio mas estigmatiza as mulheres negras como sensuais, que podem levar os homens a uma atração incontrolável por elas. E, pra piorar, que esse tal desejo é errado, já que é pecado...





#Combateaoracismo #expressõesracistas #Universouia