top of page
  • Foto do escritorUniverso Uia

Livros infantis sobre a diversidade das famílias


A leitura pode nos levar a lugares mágicos e é fundamental para o aprendizado e crescimento dos pequenos. Bora apresentar para eles, através da literatura, a pluralidade das famílias? Confira estas indicações:


🔵 É Tudo Família - Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl // Um HQ que mostra a diversidade dos laços familiares. Famílias com muitos filhos, filhos únicos, pais separados, viúvos, homoafetivos, pais adotivos… Essas infinidades de relações são mostradas de forma natural, o livro também conta como o afeto e os sentimentos são demonstrados nesses núcleos.


🔴 O Livro Da Família - Todd Parr // O livro é divertido, simples e conta de maneira direta e envolvente a diversidade das famílias. “Há muitas maneiras diferentes de ser uma família. Sua família é especial, independentemente do tipo que ela é. Com amor, Todd.”


🟢 Olívia tem dois papais - Márcia Leite // A história gira em torno de Olívia, uma criança esperta e bem segura de si. A autora mostra de forma leve uma família homoafetiva e adotiva como qualquer outra, que tem muitos perrengues mas também muito amor.


🟠 As Três Vidas de Fred - Carmem Lucia Eiterer // Fred, um garoto negro que é adotado, já na pré-adolescência, por um pai branco solteiro. O enredo gira em torno da relação dos dois, da amizade e cumplicidade que eles vão criando e também dos problemas, como o preconceito, que pai e filho enfrentam juntos.


🟣 Minha Família é Colorida - Georgina Martins // Durante o livro, Ângelo, um menino curioso, que se questiona porque ele tem cabelo crespo, seu irmão liso, sua mãe ondulado e porque sua avó é negra. Como pessoas com características diferentes fazem parte da mesma família? É através destas questões que a história se permeia e nos mostra que somos feitos de misturas.


bottom of page