• Universo Uia

Indicação de livros para crianças

Atualizado: Ago 6

Sabe-se que não há nada melhor que ler um bom livro, imaginar e navegar pela sua história.


Agora imagine, a quantidade de sensações, que a leitura pode transmitir em uma criança. Por isso, separamos essa lista com 7 livros intrigantes e inspiradores que irão desenvolver o melhor em seu filho (a).


1. Monstros urbanos - Renata Bueno


Uma cidade com olhos, bocas, pernas, mãos! Cantos esquecidos, descascados nas paredes, manchas no chão... Em Monstros urbanos , Renata Bueno cria figuras de monstros a partir de detalhes de fotos da cidade. É um convite a aliar o olhar atento à fantasia, a despertar para uma cidade que esconde, atrás de tanta sujeira e poluição, a graça da vida.



2. Meu circo - Companhia das letras


Desde bem cedo, as crianças se interessam pelo circo - o palhaço, a tenda colorida, os malabaristas e outros artistas, sempre atraem a sua curiosidade. Meu circo apresenta esse universo poético para os pequenos leitores.

Com ilustrações de traços simples, em cores primárias, além do preto e do branco, o livro traz em cada página um recorte que deixa entrever a página seguinte, possibilitando um jogo de adivinhação.


3. Balanço - Keiko Maeo


O Balanço é um livro de leitura vertical que dá ao nosso manuseio a sensação de estarmos nos movendo – para lá e para cá, para cima e para baixo – num balanço. A cada página os tons de azul se intensificam assim como se tornam mais evidentes as luzes, distantes, dos prédios da cidade. Os pequenos textos poéticos movem-nos tanto para a contemplação das ilustrações, belas e suaves, que acompanham a perspectiva do olhar do menino no balanço quanto para a imaginação aberta pelos lindos azuis das páginas.


4. O Livro da Selva Selvagem - Lucie Brunelliere, Josef Anton, Flavia Lago


É manhã na selva selvagem e todos acordam devagarinho... Baltazar, o panda, dorme mais um pouquinho; Morgan, o bicho-preguiça, se espreguiça; Hanna, a gazela, sorri; E também tem Roberto, o tucano; Marta, a lagarta; Alê, o gorila... Venha mergulhar no coração desta floresta fascinante!



5. Bili com limão verde na mão - Décio Pignatari


Bili é uma adolescente de quase treze anos que sai de sua casa desatando bile e atirando um limão nos animais que encontra pelo caminho. Não contava que eles, o limão e os animais, voltariam até ela, atingindo-a como um bumerangue. Cansada, depois de sua jornada Bili tem um pesadelo e toma um banho purificador.


6. Assim eu vejo - Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv Este é um livro sobre a visão e tudo o que diz respeito a esse sentido: ilusões de ótica, símbolos, arte, braille, cores e imagens. Informações científicas, questões filosóficas e curiosidades são habilmente colocadas, e cada página oferece uma agradável surpresa para os olhos. As ilustrações, divertidas e ricas em detalhes, instigam o leitor a observar atentamente as minúcias e também aquilo que vai além do livro – a natureza, a cidade, o mundo.



7. Mary Poppins - Ronaldo Fraga Uma das histórias mais amadas por crianças do mundo todo, Mary Poppins ganha uma nova edição. Depois de desenhados por Fraga, os desenhos foram bordados à mão em tecido e fotografados em estúdio. O leitor vai, finalmente, descobrir a história de Mary Poppins, a babá mágica que chega inesperadamente para cuidar das crianças Banks e lhes abre os olhos para os mistérios e as maravilhas que nos cercam, todos os dias.



Tags: Quarentena com crianças, livros infantis, livros para crianças

© 2020 por Universo Uia

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco