icone-menu.png
  • Universo Uia

Como a equidade pode ajudar para tornar a sociedade mais justa?




O conceito de #equidade soa como atual, mas sabiam que é um dos termos mais antigos da humanidade? Ele se refere à conduta #ética. Do latim aequitate, significa justiça natural, disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um, levando em conta o relacionamento entre os indivíduos em seu meio.


O objetivo da equidade é corrigir os desequilíbrios a partir dos Direitos Humanos. O que o difere da igualdade é que este conceito se baseia na universalidade, onde todos devem seguir as mesmas regras e ter os mesmos direitos e deveres.


Muitas vezes esse tratamento igual entre pessoas diferentes pode favorecer ainda mais a desigualdade, principalmente em grupos vulneráveis.


É aí que a equidade entra, onde é preciso reconhecer as diferenças em todos os aspectos da nossa vida de acordo com as necessidades.


Neste vídeo é escancarado o quão desigual nossa sociedade é, como a desigualdade é enfrentada desde do nascimento de uma criança.


CORRIDA POR $100 FEITA DE PRIVILÉGIO E DESIGUALDADE



Reprodução: Comece a pensar


Apesar de que você não tenha feito nada para estar nesta situação de privilégio, é fundamental entender, aceitar e pensar no que podemos fazer para mudar isto.