top of page
  • Foto do escritorUniverso Uia

As famílias brasileiras são plurais



É nítido que cada vez mais as famílias estão diversas. A família “tradicional” constituída por mãe, pai e filho já não é mais tão tradicional assim.


Dados levantados no report Pelas Famílias mostram que é crescente o número de mães solos, aquelas que criam os pequenos sem um parceiro, elas já representam 16%. Em compensação há uma queda no número das famílias heterossexuais com filhos, estas refletem 42,9%.


Configurações de famílias plurais são cada dia mais comum, famílias reconstituídas já são mais de 16%, casais héteros que optaram por não terem filhos equivalem a 20%. Pessoas que moram sozinhas também são um tipo de família, elas são mais de 13%.


Família pode ser quem a gente quiser, mas infelizmente, a homofobia ainda existe e não há dados que mostram o quanto são as famílias homoafetivas no Brasil. 😓


Essa mudança que vem rolando na configuração das famílias está muito ligada ao aumento da renda e da escolaridade das mulheres, ao acesso à internet e pela diminuição na taxa de natalidade.


O que é família para você?



Fonte: report Pelas Famílias, elaborado pela 65|10 e a Contente em 2019.


bottom of page